Eu assisti: Dear White People

Bem demorei até pra poder escrever sobre essa série, mas eu tô no fim da minha gestação e as coisas tão um pouco mais lentas, inclusive meu superpoder de maratonar séries.

Dear White People é uma série original Netflix que conta a história de um grupo de jovens estudantes de uma universidade que, apesar do reitor ser negro, mantém uma maioria de estudantes brancos.

A série foi uma grande surpresa pra mim, não tinha visto o filme e ouvi algo sobre a produção na mídia e o boicote que fizeram nos EUA, mas não dei tanta importância assim, até porque não tem como levar a sério nada que soe “racismo reverso”, inclusive a série fala sobre isso. A surpresa se deu porque eu imaginei que fosse uma série que como a maioria das produções sobre o tema, soasse um pouco mais sério, e na verdade a série é bem suave, e sinceramente, eu não sei se isso é um ponto negativo, mas como não quero me estender aqui nesse post não irei problematizar isso agora, talvez mais tarde.

Resultado de imagem para dear white people netflix gif

Por outro lado tenho que dizer que sou uma pessoa que, apesar de uma descendência negra e indígena (como a maioria dos brasileiros), me encontro em um daqueles clássicos casos em que não me identifico com as pessoas brancas, mas que nunca fui discriminada em nada pela minha cor nem pela textura do meu cabelo, talvez alguém tenha me dito que eu teria um nariz de batata e que teria que fazer uma cirurgia pra afinar, mas nada comparado a não querer ser eu mesma por conta do meu nariz, então eu assisti a série tendo  consciência de quem eu era e dos meus privilégios e na verdade isso faz um bem pra entender como a sociedade funciona que vocês nem imaginam, super aconselho! 😉 Inclusive a série me acrescentou bastante em relação a isso.

Tenho que dizer também, que eu já tinha familiaridade com vários assuntos abordados pela série,porque, por interesse pessoal, acompanho alguns blogues e canais que tratam sobre o tema: Negritude e eles me ensinam muita coisa junto com a vivencia ao lado de alguns amigos que diferente de mim, sofrem episódios de racismo em seu cotidiano. Por isso eu não fui uma daquelas pessoas que descobriu um mundo novo dentro do tema, mas ainda assim foi muito bom gastar cada minutinho assistindo a série.

Resultado de imagem para dear white people netflix gif

A série tem uma dinâmica de capítulos por pontos de vista, o que eu achei encantador inclusive pra exemplificar a pluralidade negra, são várias histórias sobre as vivencias diferenciadas da negritude, com isso a série conseguiu abordar mais assuntos com sutileza como a homo afetividade negra, a negra mestiça, a ideia do homem negro ideal, a solidão da mulher negra e vários outros subtemas do grande principal assunto que é o racismo dentro da sociedade.

Também Dear White People não perde a pegada juvenil, o que me lembrou muito da série britânica Skins, que consegue ter essa dinâmica de assuntos pesados dentro de um contexto jovem o que no geral, suaviza a abordagem.

Por fim, a série é pra todo mundo. Super indico e peço que você vá com o coração aberto, porque ela fala pra quem sofre racismo, pra quem pratica, pra quem só ver, pra quem acha que nunca teve uma atitude racista na vida, pra quem tá afim só de ver uma série interessante, enfim, se entrega nas histórias deixa a empatia rolar solta que prometo que vai ser uma ótima sugestão de entretenimento pra você!

 

Deixe um comentário

