5 motivos pra você fazer aulas de Teatro

Oi pessoas, tudo bem? voltei aqui da minha semana de férias com mais um post pra te motivar a fazer atividades artísticas.

11202112_1527312774259865_173992163616851085_n

     Minha relação com o teatro começou bem cedo, na 3ª Série ( 4º ano) do ensino fundamental, quando o projeto de artes na escola que eu estudava, era voltado para os alunos da minha serie produzirem uma peça, e apresentarem no fim do ano. Foi a primeira vez que quis muito algo na minha vida. Almejei logo a protagonista da peça proposta pra minha turma “A bruxinha que era boa” e adivinha? Consegui a personagem.
Depois disso só voltei a ter um contato com o teatro em 2011 quando entrei numa oficina de teatro aqui em minha cidade. Aquele foi um dos melhores anos de minha vida, conheci pessoas maravilhosas, que marcaram a minha vida profundamente, interpretei personagens incríveis. Essa minha relação mais estreita com o teatro durou até o ano seguinte (2012), quando, infelizmente, tive que abandonar a atividade por falta de tempo na universidade.
Retornei em junho de 2015 para mais aventuras com o teatro e novamente comprei o desafio de fazer mais uma protagonista que arrancou suor do meu rosto. Fizemos uma adaptação da peça “Gota D’Água” de Chico Buarque na amostra da oficina de teatro  e interpretei Joana. Foi difícil, porém imensamente Gratificante. Conheci mais pessoas marcantes, fiz amigos pra uma vida toda novamente, e novamente me afastei do teatro, dessa vez por problemas com transporte, e por estar em reta final na universidade.
Mas te garanto que minha vida, volta e meia bate com o teatro, e sou bastante feliz com isso. Por isso vou listar 5 motivos, baseados na minha experiencia, pra te indicar essa atividade maravilhosa!

  1. Explorar a CriatividadeTem coisa que exige mais de sua criatividade do que vestir uma personagem e coloca-la em um mundo que simbolicamente cabe em um palco? É inegável o estimulo que a atividade teatral dá a sua imaginação. Criatividade que vai das coisas mais fantásticas até as mais reais. Porém, cuidado, tudo tem que fazer sentido, o teatro conta histórias, por isso tem que haver inicio, meio e fim!
  2. Vencer a Timidez

    Isso não é nenhuma novidade, mas para os tímidos que morrem de medo de se expor, acredite, você nem sente! Eu nem sei qual é o fator determinante para você se soltar em palco, talvez seja o fato de que você não é você, ou a magia do palco, ( sério é magico mesmo!) ou todos os exercícios que treinamos nas aulas que nos fazem ter a confiança suficiente para vencer todo nervosismo e timidez. Confiança nos outros e principalmente em si mesmo.
  3. Amizades IntensasOlha, são intensas mesmo, em todos os sentidos. Pessoas legais, obviamente você vai encontrar em todo lugar do mundo, mas quando chega a temporada de ensaios, que rola de tudo. É briga, lagrimas, reconciliação, tretas infinitas, mas quando falta só aqueles 20 minutos para entrar em cena, parece que tudo some, é uma energia compartilhada só entre aquelas pessoas todo ódio vira amor, e assim fica até tudo passar. E depois só as lembranças boas de todo o percurso, e aquelas pessoas viram marcas eternas na sua vida.
  4. Auto ConhecimentoIsso é trabalhado durante todos os exercícios e reflexões que o exercício do teatro requer, e quando você recebe uma personagem para interpretar, quando você estudar aquela pessoa que pode ser ou muito parecida ou totalmente contrastante com você, começam as auto reflexões. Fora todo o desafio de emprestar seu corpo (racionalmente) para aquela personagem, só tente pensar no quanto de conhecimento que você tem que ter de si próprio, para não deixar-se confundir por outro.
  5. Empatia
    E por último, mas não menos importante, a Empatia! É fantástico como depois de algumas aulinhas de teatro, você automaticamente começa a perceber um novo mundo ao seu redor. O desafio de ser outra pessoa, faz com que você observe outras pessoas, tudo nos mínimos detalhes. E o interessante? você não os julga. Porque alem de observar as pessoas você tem de pensar como elas. Tudo faz sentido. Chorar ou ri fica mais fácil (ou não), entender o outro, e o abraço fica mais sincero!

É isso! Isso é o teatro, um mundo inteiro dentro de um palco!

Deixe um comentário

