Você vai fazer 30 anos e tudo bem

Estou a uma semana de fazer 30 anos. Isso cairá como uma bomba para você, prima querida que me segurou no colo, sim, três décadas!

Tenho visto que existem mil textos sobre o assunto, muita gente lá na tal “crise dos 30” (tenho até um grupo de whatsapp com este nome, hahaha). Pois bem, agora me deu muita vontade de falar sobre fazer 30 anos.

É impossível não parar e pensar nas metas alcançadas e nos próximos planos. Acredito que a tal crise vem quando diante dessa reflexão as pessoas veem que algumas coisas da lista não estão marcadas ainda; há aqueles que já queriam ter se casado, há outros que já queriam ter independência financeira, outros desejam já ter tido filhos, as pessoas em crise nos 30 geralmente queriam ter algo que não tem ainda.

Talvez se a reflexão for feita ao contrário toda sua crise esteja resolvida. Comecei pensando em tudo o que eu queria ter feito e consegui, e olha só:

– Fiz amigos verdadeiros e conservo-os até hoje

– Saí da casa dos pais (voltei, saí de novo, pode ser que volte de novo e saia mais uma vez…)

-Me formei numa profissão que amo

-Morei em uma república (morei, moro, deixarei de morar e pode ser que more novamente…)

-Morei sozinha

-Morei em outro país

-Tive sobrinhos

-Parei de alisar o cabelo

-Aprendi a comer salada

-Aprendi a nadar

-Aprendi a tocar um instrumento (toco bem mal, verdade seja dita)

-Aprendi a cozinhar

-Amei

-Amei de novo

-Aprendi que amarei sempre

-Lutei pelos meus estudos

-Viajei com meus amigos

-Mochilei com meu irmão

-Subi um vulcão

-Quase morri tentando esquiar

– Criei formas incríveis de se preparar miojo e odeio todas elas hoje em dia

-Fiz parte de ações sociais no sertão da Bahia

-Tive cachorros

-Mochilei sozinha (mesmo com muito medo)

-Fiz aulas de dança

-Comecei a escrever (mesmo com uma vergonha danada)

-Cantei em coral

-Aprendi a andar de bicicleta e andei muito mesmo

-Morei em um hostel

-Sobrevivi a um acidente de barco no meio do Rio São Francisco

-Perdoei coisas muito difíceis para mim

Percebi que minha lista será tão grande que este post ficaria um saco se eu escrevesse tudo aqui e estou muito feliz e grata; estes dois sentimentos são maiores do que qualquer frustração por ainda não ter aprendido a surfar, mergulhar, tocar violão, não ter casa própria, e outras coisas mais. Imagina que sem graça seria se eu já tivesse feito tuuuuudo que queria? É necessário ter sempre algo pra alcançar e na maioria das vezes quanto mais difícil de chegar lá, mais gratificante é no dia que conseguimos.

E tenho uma ótima notícia: Depois dos 30 você não se torna inválido, nem depois dos 35, nem dos 40! Sempre será possível realizar coisas, reinventar, tentar algo novo.  Desejo que você estando com a idade que estiver possa olhar pra trás e admirar pequenas e grandes bênçãos que são dadas a cada dia, e queira viver ainda mais.

3 comentários sobre “Você vai fazer 30 anos e tudo bem

Deixe um comentário

