Como é morar com uma chilena

Em março de 2013 eu fui pro Chile estudar iluminação. Já conhecia o país por um mochilão que tinha feito uns anos antes e tive um amor de verão que me apresentou a irmã e que era uma menina muito gente boa, Natália.

Quando decidi ir ao Chile novamente ela estava recém-formada, em um novo emprego e com vontade de sair da casa da mãe. A ideia de dividir apartamento veio antes de eu sair do Brasil e nos empolgou muito.

Muito brasileiros em intercambio acabam morando com outros brasileiros, o que eu acho que até pode ser cômodo, mas viver com alguém da cultura local é enriquecedor, e em se tratando de Natália a experiência se tornou melhor ainda.

Cheguei às vésperas de um feriado em que decidimos curar penas de amor na Argentina, e daí percebi que além de companheira de casa consegui uma ótima companheira de viagem!

Nati me ensinou a falar como chilenos, comer como chilenos, tomar chá, me vestir para o frio, me mostrou com sua família como os chilenos celebram suas alegrias (me arrisquei até em uns passos de “cueca”, a dança típica do Chile), ela também me ensinou a comer abacate com sal (a tal “palta”, que ele comem com tudo!).

Viajamos para a Argentina, para La Serena/ Valle de Elqui, para San Pedro de Atacama e depois acabamos viajando pelos lados de cá também.

Eu a ensinei a sambar, a tomar caipirinha, consegui fazer ela me prometer a parar de fumar um dia (amiga, caso você leia isso fique sabendo que lembro muito bem da promessa, hahahaha). Aprendi que chilenos tem um humor muito próximo ao dos brasileiros, amam futebol, valorizam a família, são amigos leais, são amáveis com os estrangeiros, mas conservadores para muitos dos seus costumes.

Morar com essa chilena foi uma das boas bênçãos que recebi. Acrescentamos muito uma a outra, trocamos costumes, achávamos algumas diferenças muito estranhas, nos consolamos em dias ruins e principalmente rimos muito juntas nos dias bons. Nati é a prova de que sair da sua zona de conforto e se abrir para conhecer novas pessoas e costumes pode ser mais maravilhoso do que podemos imaginar. Se jogue.

 

2 comentários sobre “Como é morar com uma chilena

  1. ….adorei seus relatos…que coisa linda e rica essa troca cultural e principalmente estar aberto para aceitar o novo e o desconhecido…adoro isso e tento me manter sempre assim…se a gente se abre pra vida ela não para de nos oferecer oportunidade né…beijos…amei o texto…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

