Diversão e Arte

Acho engraçado esses nossos dias hipócritas.

Outro dia eu estava conversando com uns amigos e tocamos no assunto da geração de Youtubers. Geralmente quando tocamos nesse assunto as opiniões majoritariamente são a respeito dos grandes Youtubers que “não fazem nada de útil e tem milhões de seguidores”. E pior, agora estão fazendo livros de biografia, a maioria com 20 anos e que não viveram nada na vida, vão falar de que?

Bem, entretenimento, é algo secundário. Até porque sem comer e sem trabalho não tem como se divertir. “Primeiro a obrigação, depois a diversão” Mas não é porque é secundário que ele não é útil. Quem aqui não tem seus principais tipos de entretenimento? quem aqui não adora um feriado. Ou ama ir numa Praia nas férias ficar fazendo vários nadas? Imagine a nossa vida sem aquela conversa marota no fim de semana, com aqueles nossos amigos com os quais rimos as vezes sem ter motivo algum? Imagine a nossa vida, sem aquele game no celular, computador, tabuleiro ou papel o qual a gente se distrai com algo que não é necessariamente “útil”. Imagine a nossa vida sem aquele filmezinho, ou novelinha, ou seriado, ou até mesmo sem aquela história de acelerar o coração que lemos nos livros de romance? Imagine, você, passando a vida inteira sem nunca ter acesso a essas coisas?

Agora, vamos observar de outro ponto. Você consome entretenimento. Mas você tem ideia do que é necessário para produzir entretenimento? De quanto tempo isso leva? Atores tem que imergir em um personagem para que você espectador consiga sentir empatia pela história. Músicos ( e disso eu sei bem) passam horas se aprimorando no estudo de um instrumento, fora toda performance e teoria musical que tem que se estudar também para poder fazer uma música da qual você querido ouvinte goste, se sinta representado e etc. O escritor, enfim, acho que você já deve ter tido aula de português pra entender UM DOS desafios da escrita e da interpretação de texto necessária para escrever aquelas histórias que você lê enquanto vai pro trabalho. E o youtuber? bem. Até as besteiras que o vlogger faz na frente da câmera é bem pensado. São assuntos escolhidos, refletidos, videos que fazemos e refazemos para que fique divertido, para que você dê sua risada, ou que se veja através da experiencia do outro. E isso fora a Edição e os conhecimentos técnicos que temos que aprender para mexer com tudo isso. A questão é: talvez pra você isso seja só um pequeno tempo na sua rotina diária. Mas pra quem produz entretenimento, isso é o trabalho de toda uma vida. E temos que aprender a nos entreter de outras maneiras. Então. Nada é feito sem suor. Depende da posição em que você está.

Pa Que? Pa Cumê?

Qualidade de vida, é medido também pelo tempo que você se diverte, doenças são evitadas pela diversão também. Então ainda que seja um suprimento secundário, a diversão não perde a sua importância para uma vida completa. E quanto aos youtubers de 20 anos que estão fazendo livros biográficos: experimente colocar 20 anos da sua vida em um papel, de maneira com que as outras pessoas sintam algo ( achem divertido, triste, bonito, sintam esperança e etc.) E veja se no fim deu conteúdo ou não.

Nossas vidas não são vazias. Sorrir faz parte. Fazer sorrir apesar de divertido, também é um trabalho.

E você o que tem observado desses nossos tempos hipócritas? O que acha do entretenimento? o que acha dos youtubers? Já fez um livro com 20 anos de sua vida? Comenta aí embaixo!

Anúncios

5 comentários sobre “Diversão e Arte

    1. Então li lá teu post. E realmente é muito complexo. Principalmente ao pensarmos na industria literária. Mas assim, o meu post vai além dos livros dos youtubers. Eu quiz falar sobre a produção cultural no geral. não só da produção literária dos youtubers mas também na produção de vídeo dos mesmos, e também na produção de músicos, atores, cineastas, enfim. O ponto do meu post é o ponto de vista sobre a necessidade da arte. A produção literaria dos youtubers de uma maneira ou de outra é uma produção cultural, e como poucas pessoas ainda não conseguem compreender a função dos produtores de conteúdo do youtube é mais fácil subjugar todo o seu trabalho inclusive os seus livros. Mas também é válido e concordo plenamente com teu post lá, falando sobre a banalisação em prol do capital da industria literaria, e o quanto essa produção vinda de famosos youtubers de fato ajuda a menosprezar cada vez mais outros trabalhos de pessoas talentosas mas que não estão no ramo da fama. enfim! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ah sim, quanto a produção de cultura/entretenimento a função dos youtubers é válida sim, mesmo pq fazendo vídeos eles não estão tirando espaço de ninguém, cada um tem seu espaço e assiste quem quer, é algo mais democrático mesmo!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s