Representatividade

Olá pessoas, tudo bem!

    Vamos a contextualização do post, bem esses tempos em que se reclamam de tanto “mimimi” (nessas situações eu sou a mimimizenta, I’m sorry, or not.) eu tenho aprendido muita coisa. Uma delas é a importância da representatividade. Vocês sabem da luta que é esse processo de aceitação, de desconstrução de algo que você aprendeu de uma forma, porque sim, sem mais explicações. Eu tento compartilhar o máximo dessa luta que decidi travar a 2 anos atrás e ainda estou no processo. Já desconstruí muita coisa, ultimamente inclusive, estou muito mais leve em relação a esses assuntos, mas volta e meia ainda tem certas coisas que apertam nosso coração e eu ainda mal percebo.Pra quem caiu aqui de paraquedas, o caso é que eu entendi que eu não preciso ser magra pra ser bonita, e não é bonita de rosto, é bonita de corpo mesmo, eu sou gostosa e sou gorda.  E não é de um dia pra outro que você entende isso e muito menos assimila. O meu processo é de assimilação.

        Esses dias eu tava pesquisando umas roupas pra mim, e cansei de ver só galera magra usando roupas que eu não encontro no meu tamanho, nem em lojas de departamento e nem em brechó ou qualquer coisa do tipo. As lojas que eu encontro as roupas que gosto e que cabem em mim, em grande maioria é fora da minha cidade,  por isso minha pesquisa. Eu vi tanta mulher linda, mas linda mesmo, de todo tamanho; com peitão sem peito nenhum com um quadrilzão sem quadril nenhum; com tanta roupa linda; roupa curta, roupa longa, sem essa de roupa de gordo ou roupa de magro; tava lá, e tava com roupa que me agradava.  E eu então eu vi o quão maravilhoso é você se identificar. Pensei: ” porque eu tenho que pesquisar ‘Plus Size’, pra encontrar esse tipo de coisa?” Sendo que pessoas de todo tamanho na verdade é a realidade do mundo. Comecei a ver uma conhecida minha parecida com cada modelo lá e  continuei pensando na diferença de você que é, da pessoa que se senti bonita, pra a pessoa que não se acha feia mas sabe que pra se encaixar no ‘ linda’ tem que emagrecer Xkg.

   Olha, nada contra você manipular seu corpo, quando você se sente linda de qualquer jeito. Mas as vezes você quer se testar, tá na vibe, tá com vontade enfim, se for dessa maneira tudo bem. O problema é você se sente inferior por ser gordo “demais”. E muito desse pensamento, vem porque não se ver gente gorda como referência de beleza. Se você quer ver uma referência de beleza com gordo, você tem que se predispor a procurar, e como vai procurar, se há quem ache que gordo não tem como ser referencial de beleza? (Aqui você para e pensa).

    Eu chorei, e foi quando eu percebi a importância da representatividade, quando eu vi uma coleção de ilustrações lindas feitas pelo ilustrador Edull, em que ele representou as princesas da Disney gordas. Algo que eu sempre assisti, que eu sempre ouvi que se eu quiser ser uma princesa, eu tenho que seguir aquele padrão. E eu sempre amei a disney. Então eu senti na pele o quanto eu sinto falta de representatividade na mídia, e o quanto isso é importante pra que eu me aceite.

   Por isso pessoas gordas, sintam-se lindas, e na falta da representatividade na mídia, sejam vocês a representatividade na vida de outras, encaixem-se na moda, nas novelas, como protagonistas de novelas, peças de teatro, se não tiver vaga, criaremos uma, mas seremos lindas do nosso jeito, e seremos vistas!

10 comentários sobre “Representatividade

  1. Mto bom! Não são só as gordinhas que sofrem, rss. Eu sou mto magra, mto mesmo. Tenho 1,56 de altura, 27 anos e 42 kg… já sofri mto, é difícil encontrar roupa, enfim … É lindo isso q tu disse, devemos nos aceitar e amar como somos. Beijos! Tô seguindo…

    Curtir

Deixe um comentário

